ACABEI O SECUNDÁRIO E AGORA? + CONSELHOS

by - 29.6.17

Olá, olá!!

Sei que tenho andado desaparecida do blog durante uns tempos e este post é para explicar o porquê. Através do título já perceberam que vou falar do secundário, como foi a minha experiência, os conselhos que vos posso dar e o que vem depois.


Esta também é a minha primeira colaboração aqui no blog com outra blogger, Rita Rodrigues do blog Rita Rodrigues | Personal Blog. Ela vai falar da sua experiência na universidade e dar conselhos, por isso não se esqueçam de ir lá dar uma espreitadela! :) 




Bem para começar e para vocês saberem eu comecei o meu 10º ano na escola em que estive desde o meu 5º ano.
O curso que queria nesse ano (2013/2014) não abriu e assim fui para o curso de Artes na mesma escola ainda.
Sou sincera aprendi muitas coisas enquanto lá estive e sempre gostei de Artes, mas não era o que realmente queria. Sendo assim em Janeiro de 2014 mudei de escola porque encontrei um curso que me interessava mais, Multimédia.

Nunca tinha pensado em mudar de escola, mas sabia que se continuasse naquele curso iria perder tempo e não iria a lado nenhum, e vamos ser sinceras é a escola e se estamos num curso que não nos interessa muito o nosso esforço para estudar, estar com atenção, etc.. não existe. Por isso um dos meus conselhos é

 - Não tenham medo de mudar, de fazer as vossas próprias escolhas.
A inicio pode parecer assustador mas quem sabe pode fazer toda a diferença como fez para mim!
Multimédia é um curso profissional, e não, apesar de ser profissional não quer dizer que seja mais fácil, temos de nos esforçar à mesma.

Se encontrarem um curso que vos agrada acreditem que os últimos 3 anos do secundário vão valer a pena! :)

A minha dificuldade em termos de disciplinas foi sem dúvida a matemática e isto já vem muito de trás.
Nesses 3 anos só 2 anos é que se tem matemática, e como eu não me interessava nem fazia esforço para tal deixei a matemática de lado, o que me acabei por arrepender.

 - Tentem esforçar-se o que conseguirem para não deixar nada para trás.

Eu 'acabei' a escola no ano passado, mas como deixei matemática para fazer não podia acabar o 12º, porque faltavam-me módulos, e acabei-me por me matricular para acabar os módulos que me faltavam, e assim foi. Acabei o que me faltava este ano e terminei o 12º.

 - Não te preocupes se não estás a conseguir fazer uma disciplina. Pede ajuda aos teus professores, pede-lhes se podem estar contigo na biblioteca para reveres a matéria.

 - Mostra interesse.  

E basicamente é isto como estive mais concentrada no 3º período fiquei ausente no blog, muitos trabalhos finais e testes e queria mesmo conseguir fazer tudo a tempo e bem.

E agora??

Eu queria seguir algo relacionado com fotografia, mas para isso tenho que tirar 1 ou 2 anos para trabalhar, por isso a minha etapa seguinte é arranjar um emprego.

Para quem vai para o 10º ano, boa sorte tenho a certeza que vai correr tudo bem!!
Se tiverem dúvidas em que curso seguirem, não se preocupem é normal, tentem se informar o máximo que conseguirem e falem com os vossos pais, professores e/ou psicólogos eles podem vos ajudar! 

Espero que tenha ajudado em alguma coisa :)


Beijinhos, xx

You May Also Like

46 comentários

  1. Olá! Seu relato foi muito interessante. Tenho certeza que irá ajudar muita gente.
    Beijos!
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Cátia! Esses momentos finais da escola são sempre tensos, eu decidi meio que de última hora e fui pro curso de Jornalismo, estou muito feliz com a minha escolha! Mas acho que se a pessoa não tem certeza do que quer fazer, o melhor é ter calma e esperar.

    aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, ainda não sabemos o que queremos fazer ou seguir e temos de tomar decisões, nestas altura precisamos de ter calma e se não for aquilo quer queremos não há problema em mudar :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  3. Momento bem conturbado na vida de todo mundo. Mas o importante é fazer o que seu coação manda.. Espero que você tenha um futuro brilhante pela frente.
    Boa sorte.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Esse é um momento delicado na vida da gente, escolher que caminho seguir. O jeito é pesquisar bastante e ver o que tem mais a ver com você, né?
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderEliminar
  5. Bacana você contar a sua experiência com certeza vai ajudar muito. Muitas vezes quando se está estudando fica dúvidas sobre o que seguir. Mas a pessoa precisa pensar muito qual a carreira que vai seguir. Parabéns pelo post, bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, espero que a minha experiência ajude alguém :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  6. Muito bom você ter tido a iniciativa de abrir um pouco sobre seus estudos. Com certeza irá ajudar alguém que esteja passando pelo mesmo.
    Beijuh

    ResponderEliminar
  7. Olaa tudo bom?! Nossa nem me fale o meu ultimo ano de escola foi tenso eu n sabia p que eu qUeria fazer de faculdade e quase desisti de estudar serio mesmo mas graças a Deus q fui até o fim e Deus abençoou mas no final tudo da certo e as coisas vão se ajeitando!!

    -Beijoss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que não desististe e que conseguis-te continuar, depois quando conseguimos alcançar os nossos objectivos parece que tudo faz sentido :)

      Beijinhos,xx

      Eliminar
  8. Olá
    Nossa esse é um período bem cheio, é tanta coisa para pensar, aqui em minha cidade só temos uma escola técnica pública que era tão disputada quanto uma Faculdade então só tínhamos que pensar em um curso profissionalizante fora da escola ou já tentar direto a faculdade no seja o Deus quiser.
    Realmente é muito importante pensar bem antes de escolher um curso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, é uma coisa que irá mudar o nosso futuro, podemos ter dúvidas o que é normal mas o importante é seguir um curso que gostamos :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  9. Adoroo mudar, se uma coisa me faz mal, até mesmo um curso, não consigo continuar ali, não consigo evoluir naquele espaço, então saio mesmo haha como sou do Brasil não entendo direito o que é o 12º ano aí pra vcs mas ACHO que se trata do ensino médio né? Enfim achei bem interessante essa diferença; tbm tenho vontade de fazer fotografia pra me sentir bem mesmo, se algo a mais vier disso vai ser melhor ainda hasuahs mas tenho mta vontade de fazer ciências sociais :3
    Adorei os conselhos <3
    beijo beijo
    Neoguedes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, se não gostamos não vai servir de muito continuar.
      Sim é o ensino médio :)
      Boa sorte para ti, espero que sigas o que gostes :)
      Obrigada!!

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  10. Fez muito bem em ter mudado a tempo. Nunca é bom fazer algo só por fazer. Tudo por amor e por prazer torna-se mais gostoso.
    Gostei muito de entender um pouco sobre o sistema educacional daí. Aqui no Brasil são bastante dividas e acabam tendo momenclaturas bem diferentes , ao menos no Rio de Janeiro. Sou professora de matemática e fico feliz que não tenha abandonado tudo e tenha ido até o fim para concluir , mesmo faltando a matéria que menos gostava.
    Beijos

    Mãe,tô escrevendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário!
      Concordo plenamente, tudo feito com gosto tem outro sabor :)
      Eu própria também me superei ao ter conseguido acabar a disciplina de matemática, isto mostra que com esforço e dedicação nós conseguimos fazer tudo!

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  11. Cátia,
    enquanto lia seu relato me dei conta que esse ano fez DEZOITO anos que entrei na faculdade! Talvez seja o tempo que você tem de vida -- ou até mais um pouco! É bem interessante como depois do período escolar (o secundário chamávamos, na minha época aqui no Brasil de 2º Grau).
    Achei interessante também vislumbrar algumas diferenças entre a educação aí em Portugal e aqui no Brasil, como o enfoque mais específico (aqui no Brasil também temos cursos técnicos, é verdade, mas creio que haja muito mais disciplinas comuns entre todos os cursos secundários) e também a possibilidade de você adiar o cumprimento de algumas disciplinas (algo que aqui só é possível fazer no ensino superior).
    O momento de escolher uma faculdade é curioso, pois somos ainda novos e precisamos tomar uma decisão que nos parece tão definitiva. E ainda assim, durante o curso é normal nos assombrarem algumas dúvidas e depois de formados irmos para caminhos imprevistos. Sou formado numa habilitação de comunicação social chamada produção editorial ou editoração, e meu sonho era trabalhar em editoras fazendo livros. No meio do curso, cheguei a cogitar largar tudo para fazer letras, o que não fiz. E hoje trabalho com assessoria de imprensa de um setor público (nada a ver com o meu projeto primeiro). Apesar disso, já tive uma editora com a minha esposa (durou apenas um livro! rs) e ainda participo da arte de fazer livros, mas como escritor.
    Gostei de visitar seu blog!
    Beijo grande! :) /

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário!
      Ainda bem que fiz um post deste aqui no blog, fiquei a saber que no Brasil as coisas funcionam de forma diferente o que é interessante :)
      O adiantamento de alguma disciplinas cá só pode ser feito se tivermos num curso profissional (Multimédia, Saúde, Desporto. etc..) num curso regular (Humanidades, Artes, Ciências, etc..) já não funciona assim, temos de fazer todas as disciplinas em cada ano (10º, 11º, 12º) para poder passar de ano.
      Isso mostra que podemos escolher agora um coisa e o futuro já ter outra coisa planeada para nós, mas podemos sempre fazer o que gostamos como um hobbie ou até como um trabalho extra :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  12. Olá! Seu relato foi muito interessante. Acho interessante arrumar um emprego "temporário" enquanto voce esta com duvidas isso te dará uma liberdade maior e a melhor vizualização do mercado de trabalho.

    bjos

    ResponderEliminar
  13. Vem ser fotógrafa comigo. faço Fotografia e Cinema em Goiânia. É um curso bem leve, mas mesmo assim quando se trata de cinema, é forte. Como disse que já é um interesse, só segue suas vontades. Tenho certeza que no que decidir, se sairá maravilhosamente bem. Boa sorte. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceitava o convite, mas sou de Portugal :p
      Tenho conhecimento disso!
      Muito obrigada :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  14. Oie, desde que me lembro eu estudo, parece que já nasci estudando rsrs, então quando sai do colegio já ingressei na universidade e não parei muito para pensar em alguma vocação e mais pelo lado profissional, emprego etc, mas aconselho a seguir o que te faz feliz, fazer o que se ama sabe?

    Boa sorte!

    Bjs

    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe, também sinto o mesmo! :p
      Muito obrigada! :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  15. São essas pequenas mudanças na vida que fazem a gente crescer e evoluir! Sucesso na sua nova etapa e saiba que sempre é possível mudar!

    Bjos

    ResponderEliminar
  16. Olá olá tudo bem??
    Então eu ainda só estou no 11ºano, mas identifico-me bastante com o que escreveste no teu post. De verdade eu estava para mudar de área pois estou em Humanidades . Porém sou muito teimosa e quando de verdade quero uma coisa, luto até ao fim mesmo sabendo que por vezes poderia escolher outro caminho. E de facto eu tinha outros planos , mas não estão a correr como desejo, e acho que para já irei repetir o ano letivo (após a saída da nota dos exames) e ver no que dá.

    Sem esquecer de dizer... O teu post ajudou-me bastante porque quando se gosta realmente de algo ,nós realmente conseguimos e isso é algo gratificante para nós próprios (sentir-nos bem com algo é essa sensação que nos dá).

    Continua beijinhos :)

    https://omeuprimeirovlog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se achas que não está a correr como queres e não estás a gostar tenta ver outras opções, não tem problema se quiseres mudar agora e se mudares de curso ou de escola podes sempre pedir equivalências de nota (significa que não terás de fazer uma disciplina que já tens feita) e isso ajuda também :)

      Obrigada pelo comentário :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar
    2. Tenho pensado muito sobre se a mudança seria o melhor ou até mesmo se conseguia realiza-la da melhor maneira.. Porém não me sinto capaz de mudar assim radicalmente, e prefiro tentar e repetir o ano, caso entretanto não corra ás mil maravilhas ai sim tenho de me fazer ver (a mim própria) que não dá mais e está na hora de tentar outra coisa..
      Mas ainda não sei bem que fazer.. espécie de uma confusão que vai na minha cabeça..

      De nada :)
      Desde já deixo o link do meu blog :

      https://omeuprimeirovlog.blogspot.pt/

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Eu compreendo isso e sei que é difícil, se quiseres tentar de novo e repetir o ano quem sabe até pode te correr melhor :)
      Se te sente mesmo confusa com o que fazer tenta falar com o psicólogo da escola ou um professor que te dês bem, eles podem te ajudar a perceber o que deves fazer e guiarem-te, falar disso podes conseguir perceber o que queres e ficar menos confusa se falares com alguém que perceba do assunto, acredita que eu cheguei a fazer o mesmo pois antes do 10º ano eu não fazia a mínima ideia do que queria fazer.
      Boa sorte :)


      Beijinhos, xx

      Eliminar
    4. Claro , obrigada pela ajuda.
      Igualmente , beijinhos

      Eliminar
    5. Não tens de quê :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  17. Oi Catia, tudo bem?

    Escolher que caminho seguir é realmente difícil, eu passei por essa fase complicada na minha vida e me vi totalmente perdida também. Enquanto cursava a escola mudei de escolas várias vezes e não gostava nadinha da experiência, pois era tímida demais, o que tornava as coisas bem mais difíceis. As decisões do futuro são muito importantes e devem ser tomadas com cautela, é o mais certo. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, e eu também sou tímida por isso percebo o que estas a dizer parece que se torna mais difícil.
      Obrigada :)

      Beijinhos,xx

      Eliminar
  18. A dúvida sempre vai existir, já passei por duas graduações uma pós e meu amor é pela literatura e pela escrita algo completamente longe do que me formei.
    Adorei sua postagem!

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  19. Oi tudo bem?
    Nossa Cátia,como eu me identifiquei com vc, até o inicio deste ano eu estudava Marketing,porque eu trabalho em uma área que o marketing e a publicidade estão sempre ali do meu lado,o que eu faço é praticamente uma "Publicidade" mesmo( Só que não diretamente)
    Só que desde muito nova,eu sempre senti que tinha um "Chamado" pra arte,todos os caminhos que eu sigo na minha vida,me levam para ela. Quando eu era mais nova,fiz um curso de teatro e outro de desenho,e eu não perdia UMA AULA sequer!!. Mas a gente vai crescendo e nos dando conta de que nem sempre o que queremos nos dá dinhero,ou pelo menos uma vida financeira estavél que é o que todos nós queremos não é mesmo ? Isso é muito triste e por isso eu fui parar em uma faculdade que eu não me enxergava,em um curso que eu sinceramente não me encaixa.. E tudo isso pra que? Pra satisfazer a ganancia da minha familia e até a minha mesmo,e percebi que não vale a pena. Eu sou muito cabeçã dura e pra mim,aprender algo eu tenho que gostar,senão nem rola. E foi ai que percebi que eu não preciso disso,que eu tenho que seguir o que eu gosto e que eu tanto amo fazer. Larguei a faculdade que eu fazia,e estou estudando pro enem,e sim desta vez farei Teatro :) .
    Sempre teremos duviddas,mas todos nós temos algo que amamos e que pode sim ser profissão,afinal quem disse que trabalho precisa ser chato só por dinheiro né?
    Desculpa pelo textão rs
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é mesmo, o que mais gostamos de fazer não funciona para o futuro e temos de mudar a nossa maneira de ver as coisas e escolher outro caminho, concordo com o que dizes-te mas quando somos bons numa coisa pode vir a dar frutos nem que demore tempo até alguém dar valor ao trabalho como fotografia eu adoro tirar fotos e gravar vídeos por agora pode ser só uma coisa que gosto de fazer mas quem sabe que se no futuro não posso vir a trabalhar com isso e a ganhar financeiramente disso :)

      Obrigada pelo comentário!

      Beijinhos, xx

      Eliminar
  20. Olá Catia! Sempre adorei Multimédia e Informática, todos me dizem que eu levo mãos para essas áreas,quando entrei no secundário o curso que queria dentro dessas áreas infelizmente tinha fechado, também me falavam que a matematica em multimédia era mais dificil, mas era só uma questão de esforço e estudar para aquilo que realmente gostamos, não podia ir para outra escola devido á minha deficiencia auditiva, então fui para o curso de Receção/Hotelaria, gostei mais a parte do turismo, mas também tive que me desenrascar, então quando cheguei ao meu 12ºano decidi que queria ir para a faculdade, mas nessas áreas eu já sabia que não tinha média para entrar, então fui para Lingua Gestual Portuguesa, é bastante interessante e estou a gostar, mas um dia gostava de tirar uma formação numa dessas áreas.
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez nunca tinhas pensado que irias tirar Língua Gestual e no entanto o teu percurso/decisões levaram-te a isso! Também que seja interessante! :)

      Parecendo que não ainda temos muitos anos e ainda podemos fazer muitas coisas, espero que consigas fazer o que queres, boa sorte!!

      Beijinhos,xx

      Eliminar
  21. Lembro-me de quando acabei o 12° ano eu tinha ideia fixa do que iria fazer anos antes... até chegar o dia. Chegou o dia e eu ja sabia que iria imigrar em alguns meses... formou-se uma grande confusao na minha cabeça. Imigrar nunca é facil, ou talvez sim.. mas não sem saber o idioma antes.
    Eu sempre soube o que queria. Sempre soube o que me fazia feliz. Mas a verdade é que os anos passaram e eu descobri que afinal gosto de outras coisas que nunca imaginei.
    Ando a pesquisar se consigo fazer cursos online, contudo confesso que por vezes tenho um certo receio.
    Blog O Meu Mundo LoucoInstagramCanal no youtubeFanpage

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te bem!
      Às vezes as ideias que temos no dia em que é suposto meter em pratica ficamos à quem e com receio e para ser sincera ainda temos muito para descobrir de nós próprios, o que gostamos e não :)

      Beijinhos, xx

      Eliminar